fbpx

Novembro Azul mês de prevenção ao câncer de próstata

Por admin em

Novembro Azul Mês de Prevenção

Novembro Azul mês de prevenção!

Se outubro é marcado pelo rosa, o mês posterior a ele, novembro, tem como marca registrada o azul. Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois no dia 17 deste mês é memorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A cor “Azul” é oficialmente usada como símbolo de combate à doença. E desta forma surgiu o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata no mundo todo.

Por considerarmos a campanha de grande importância, redigimos este texto para sua divulgação e informações importantes sobre sintomas, prevenção e combate à doença.

Logo mais você vai poder conferir como Kung Fu pode auxiliar na prevenção ao câncer de próstata. Para conhecer todos os benefícios do Kung Fu e conversar com mestres na arte marcial você pode agendar agora mesmo uma aula experimental gratuita na Escola de Kung Fu Lung, da Vila Leopoldina, Zona Oeste de SP.

Novembro Azul, o Kung Fu te ajuda na prevenção!

Sintomas do câncer de próstata

Primeiramente, vamos definir a próstata: glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino cuja função é a produção de esperma juntamente com as vesículas seminais. Ela se localiza logo abaixo da bexiga. Agora que você já sabe o que é este órgão e sua função, falaremos sobre os sintomas de alerta. Como citado, a próstata localiza-se muito próximo à bexiga, portanto, os principais sintomas estão relacionados à urina: dores ao urinar, vontade frequente de urinar e presença de sangue na urina. Também por sua função principal na formação de esperma, a presença de sangue no sêmen pode ser um indicativo da doença. Outro sintoma comum do câncer de próstata é a dor óssea.

Alguns fatores genéticos no homem podem ser agravantes para o surgimento da doença, são eles: histórico familiar de câncer de próstata, a maior incidência são em homens negros e a obesidade também pode acarretar o problema.

Prevenção ao câncer de próstata

A principal forma de prevenção ao câncer de próstata é através de diagnóstico precoce, isto é, fazer exames periodicamente para conferir a saúde do órgão. O exame consiste em um toque retal feito pelo médico que pode notar especificidades diferentes em relação ao aspecto da próstata como sua rigidez e a presença de nódulos. Além disso, também pode ser feito um exame de sangue específico, chamado PSA que detecta possíveis células tumorais na próstata.

Indica-se que o exame passe a ser feito periodicamente em homem acima dos 45 anos (quando se há fatores de risco) e 50 anos (quando não há fatores de risco).

O Kung Fu como atividade preventiva ao câncer de próstata

Como foi dito, a obesidade é um dos fatores de risco para o aparecimento do câncer de próstata, portanto, atividades físicas são grandes aliadas à prevenção desta e muitas outras doenças causadas pela obesidade. Além disso, estudos realizados na área da fisiologia comprovam que exercícios físicos proporcionam efeitos positivos na prevenção de doenças, em específico, produção de células cancerígenas pelo organismo, porém, estes efeitos são de curta duração, desta forma é importante praticar atividade física constantemente e combater ao sedentarismo de vez.

E assim, convidamos você à agendar sua aula experimental gratuita na Escola de Kung Fu Lung, da Vila Leopoldina, zona oeste de SP. Venha conhecer mais sobre esta bela arte marcial que visa o equilíbrio entre corpo e mente, além de se prevenir de diversas doenças praticando uma atividade que vai além do movimento, mas que mudará para melhor o seu estilo de vida.

Novembro Azul mês de prevenção!


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *