fbpx

Quais os maiores mestres da história do Kung-Fu?

Quais os maiores mestres da história do Kung-Fu?

Por ter um passado milenar, o Kung Fu detém uma série de nomes importantes em sua história. Sejam eles no cinema, dentro ou fora da China. Agora, existem alguns mestres tão importantes que suas trajetórias se confundem com a história desta arte marcial. E é justamente sobre eles que nós vamos aprender agora! Confira o mais novo material feito pela Escola Lung Fu e fique por dentro dos maiores mestres da história do Kung-Fu!


Maiores mestres da história do Kung Fu

Como você já sabe, a China passou por diversas dinastias, e cada uma delas influenciou diretamente o Kung Fu — ou em pelo menos algumas de suas técnicas.

Não somente isso, elas também trouxeram nomes importantes para as artes marciais, como: Wong Fei Hung, Huo Yuanjia e Yip Man.

Vamos agora ver um pouco de cada um deles:

Wong Fei Hung

Wong Fei foi um herói do povo durante o período republicano, e mais de 200 filmes sobre sua vida foram produzidos em Hong Kong. Por isso é considerado um dos maiores mestres da história do Kung-Fu.

Jackie Chan e Jet Li o interpretaram nos filmes que conhecemos hoje. 

Se você ainda não sabe, Wong era filho de um dos Dez Tigres de Cantão. Seu pai, Wong Kei-Ying fez parte deste grupo de dez dos melhores mestres de artes marciais chinesas em Guangdong (Cantão) no período final da dinastia Qing (1644-1912 EC).

Fique agora com um relato importante que um estudioso de Kung Fu trouxe sobre Wong:

“Mestre Wong era uma pessoa pacífica, mas ele socava as pessoas ocasionalmente. As tríades, os políticos corruptos e os representantes das potências europeias o odiavam e tinham medo dele porque ele nunca perdeu um duelo. Ele não era apenas um mestre de muitas técnicas de luta, mas também um especialista com um bastão. Ele usou suas habilidades para treinar as milícias que lutavam contra a ocupação britânica da China. Sua maior realização foi o uso de plantas medicinais e acupuntura nas pessoas. As pessoas o amavam porque ele era livre, e assim se tornou um ídolo famoso.”

Huo Yuanjia

A Associação Atlética Chin Woo foi formada por seu pai que não queria que ele praticasse Kung Fu quando criança porque ele estava com problemas de saúde. 

A insistência e persistência do filho fizeram com que o pai mudasse de ideia, e a associação passou a enfrentar atletas estrangeiros em eventos de alto nível, para defender os valores nacionais.

Em 1902, o lutador passou a usar heroísmo e bravura para encorajar seu oponente na batalha, demonstrando os valores chineses. 

Ele vinha ganhando popularidade desde que ganhava concursos e bravas demonstrações e atos, como enfrentar um ladrão conhecido na área. 

Seus adversários eram lutadores ocidentais que lutavam wrestling e boxe, homens que afirmavam serem os mais fortes do mundo, mas acabavam sendo derrotados por Huo com facilidade.

Seus desafios representavam mais do que apenas interesses comuns, mas também interesses políticos e econômicos! Para muitos, estes foram os principais motivos dele se tornar um dos maiores mestres da história do Kung-Fu.

Yip Man

Foi o primeiro mestre a ensinar Wing chun abertamente. Esse homem carismático e modesto era amado por sua personalidade simples, mas acabou sendo perseguido pelos japoneses durante a invasão da China. 

Ele era um mestre das artes marciais Wing Chun — estilo conhecido mundialmente através de ninguém menos que Bruce Lee.

Em 1937, os japoneses ouviram falar da fama de Yip Man e o desafiaram para uma luta, acreditando que eram invencíveis por causa de sua raça. 

No entanto, Yip Man os derrotou e levou todos os seus pertences. O exército japonês então apreendeu todos os itens que pertenciam a Yip Man. 

Yip Man prometeu a Leung Bik que ele não ensinaria wing chun a outras pessoas, mas como ele vivia na pobreza, ele teve que quebrar essa promessa e começar a ensinar wing chun para pessoas que estavam tentando se proteger do exército japonês. 

Ele teve que viver em condições muito precárias. Felizmente, ele não foi executado e sua mansão agora é usada como quartel-general. 

A maioria dos ramos do wing chun que são ensinados no ocidente se originou de estudantes de Yip Man.


Agora que você já conhece os principais mestre de Kung Fu, venha fazer uma aula experimental conosco aqui na Vila Leopoldina!

A Escola de Kung Fu Lung Fu tem uma estrutura completa para iniciantes, te auxiliando em todos os processos do seu desenvolvimento.

Entre em contato conosco agora mesmo, agende o seu horário e venha praticar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *