fbpx

Novembro azul: a Lung Fu Vila Leopoldina apoia a prevenção

Por admin em

Novembro azul: a Lung Fu Vila Leopoldina apoia a prevenção

Novembro azul: a Lung Fu Vila Leopoldina apoia a prevenção

Entramos em Novembro, sabe o que isso significa? Não, não é só sobre a Black Friday… Estamos oficialmente no Novembro azul e precisamos falar sobre o câncer de próstata! Homens, a conscientização sobre o tema reforça a importância do autocuidado e da prevenção. Saiba porque a Lung Fu Vila Leopoldina apoia a causa e reforça os principais pontos sobre o tema.

Novembro azul: o que é?

O Novembro azul é uma campanha mundial que conscientiza e reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença, no Brasil, é a segunda mais comum entre os homens. 

Em decorrência ao movimento do Outubro Rosa – que alerta especialmente as mulheres sobre o câncer de mama – surgiu o Novembro azul para dar continuidade a conscientização da saúde e autocuidado, mas neste caso, para a parcela masculina. 

O Novembro azul é um movimento que prioriza centenas de ações sobre a conscientização da prevenção do câncer de próstata no mundo todo. Como resultado, o Ministério da Saúde, ao lado e outras organizações, realiza anualmente uma série de ações para reforçar o tema. 

Diferente do outubro rosa, que é lembrado pela cor rosa para representar a parcela feminina, o novembro azul é oficialmente representado pela cor azul e, em muitas ações, é acompanhado por um bigode para espelhar a parcela masculina. 

Dessa forma, continue lendo e saiba como o Kung Fu pode auxiliar na prevenção contra o câncer de próstata. Agende uma aula experimental gratuita na Escola de Kung Fu Lung Fu Vila Leopoldina (Zona Oeste de SP), e conheça os benefícios do Kung Fu para a sua saúde em uma conversa com os nossos mestres. 

O que é o câncer de próstata?

Antes de mais nada, o que é o câncer de próstata e onde ela está localizada? A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino, ou seja, a sua principal função é a produção de esperma ao lado das vesículas seminais e é localizada logo abaixo da bexiga.

Normalmente, este tipo de câncer ocorre, principalmente, em homens mais velhos. Seis em cada dez casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos. A média de idade onde acontece o diagnóstico é de 66 anos. 

Segundo o INCA, cerca de 65.840 novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados no Brasil em cada ano do triênio 2020/2022, ou seja, o valor corresponde a um risco estimado de 62,95 novos casos a cada 100 mil homens. 

Sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial da doença, não existem sintomas aparentes. Por este motivo, o diagnóstico precoce se torna ainda mais importante e é o principal fator para identificar a doença e começar o tratamento adequado à doença. 

Quando os sinais da doença começam a ficar evidentes, cerca de 95% dos tumores estão em fase avançada. Nesta fase, os principais sintomas estão relacionados a bexiga. Portanto, alguns sintomas são: 

  1. Vontade frequente de urinar;
  2. Dores ao urinar;
  3. Presença de sangue na urina ou semen;
  4. Dor óssea.

Além dos sintomas mencionados, existem outros fatores que podem agravar ou aumentar o risco da doença, por exemplo:

  1. Obesidade;
  2. Histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão ou tio);
  3. Homens negros sofrem a maior incidência deste tipo de câncer.

Agora você entende porque o diagnóstico precoce é importante? Procure um urologista em busca do exame de toque retal e garanta um tratamento adequado através do diagnóstico precoce.

Agende a sua aula experimental gratuita na Escola de Kung Fu e venha realizar treino de Kung Fu na Lung Fu Vila Leopoldina (Zona Oeste de SP), conheça nossos mestres, a estrutura da escola, os benefícios, filosofia e além disso, a essência do Kung Fu. 

Benefícios do Kung Fu como atividade de prevenção ao câncer de próstata

Como mencionado, a obesidade é um dos fatores de risco que agravam ou colaboram para que o câncer de próstata possa surgir. Portanto, as atividades físicas são grandes aliadas a prevenção desta doença e de muitas outras.

Alguns estudos comprovam que, um estilo de vida que inclui a prática do Kung Fu e outras atividades físicas trazem uma série de benefícios, como o combate da obesidade, doenças cardíacas e câncer, por exemplo. Além disso, outros benefícios relacionados a problemas físicos e emocionais também são evidentes para quem pratica atividades. 

Saiba como o Kung Fu pode auxiliar na prevenção contra o câncer de próstata. Agende uma aula experimental gratuita na Escola de Kung Fu Lung Fu Vila Leopoldina (Zona Oeste de SP), e conheça os benefícios do Kung Fu para a sua saúde em uma conversa com os nossos mestres. 

Leia mais: A filosofia do Kung Fu
Novembro azul: a Lung Fu Vila Leopoldina apoia a prevenção

Conheça outros benefícios do Kung Fu

Corpo e alma tem benefícios quando o assunto é Kung Fu. A arte marcial é baseada em filosofias que são capazes de mudar o estilo de vida de quem o pratica e, além disso, mudar a maneira como vivemos os nossos dias. Conheça outros benefícios do Kung Fu:

  1. Maior capacidade de concentração;
  2. Estimula o cultivo de virtudes.
  3. Melhora na memória;
  4. Inteligência para resolução de conflitos;
  5. Paciência;
  6. Desenvolve a mente;
  7. Aumenta a autoestima.
  8. Alivia o estresse.

Agora que você conhece alguns benefícios do Kung Fu, que tal procurar um especialista para ampliar ainda mais este conhecimento? Não perca a oportunidade de iniciar suas aulas com 40% OFF na Black November Lung Fu! Agende a sua aula experimental gratuita na Escola de Kung Fu e venha realizar treino de Kung Fu na Lung Fu Vila Leopoldina (Zona Oeste de SP), conheça nossos mestres, a estrutura da escola, os benefícios, filosofia e além disso, a essência do Kung Fu.

Novembro azul: a Lung Fu Vila Leopoldina apoia a prevenção

Categorias: Saúde

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *