fbpx
link para whatsapp novidário

Símbolo do Kung Fu: qual o real significado de Yin Yang?

Por admin em

Símbolo do Kung Fu: qual o real significado de Yin Yang

Símbolo do Kung Fu: O Kung Fu é uma arte marcial milenar chinesa que usa como símbolo o Yin Yang. Muitas pessoas, erroneamente, dizem que o significado de Yin Yang é simplesmente o bem e o mal. Porém seu significado não é tão simples assim e não tem relação entre ser inteiramente do bem ou inteiramente do mal. E é exatamente sobre isso, para desfazer este mito divulgado entre as pessoas, que este texto aborda tal tema. 

Para conhecer mais sobre o Kung Fu e sua prática, agende já sua aula experimental gratuita na escola de Kung Fu Lung Fu, que possui fácil acesso para quem mora ou transita pela zona oeste da cidade de São Paulo, na Vila Leopoldina.

O símbolo Yin Yang é um círculo dividido em duas partes nas quais uma é preta com um ponto branco e a outra é branca com um ponto preto:

A parte preta com ponto branco é o Yin que simboliza a negatividade, a feminilidade, a passividade, a gentileza, a lua e a escuridão.

A parte branca com ponto preto é o Yang, que simboliza a positividade, a masculinidade, a atividade, a firmeza, o Sol e a luminosidade.

Se bem observamos o significado das duas partes que formam o símbolo, perceberemos que um não é oposto ao outro, mas sim complementar. Veja só:

Yin representa negatividade, enquanto Yang representa positividade; Yin feminilidade, Yang Masculinidade; Yin passividade, Yang atividade; Yin gentileza, Yang firmeza; Yin Lua, Yang Sol e, por fim, Yin escuridão, Yang luminosidade.

Conheça a escola de Kung Fu Lung Fu agendando uma aula experimental gratuita, tire todas as suas dúvidas sobre a arte marcial e a pratique com grandes mestres da luta.

Sendo assim, quem realmente conhece o significado da simbologia, sabe que ela representa a completude e não a oposição. Esta completude promove o equilíbrio que os pontos de cor opostas representam em cada uma das partes, além de confirmar um aspecto importante de que um não vive sem o outro.

Em movimento, quando Yin Yang chegam aos seus extremos é iniciada uma reação, sendo que Yin se transforma em Yang e vice-versa.

E é por este motivo que o Kung Fu adota o Yin Yang como símbolo, pois o mais importante na prática desta arte marcial é o equilíbrio entre corpo e alma. Além disso, na luta em si, trabalha-se com harmonia e não com oposição, por exemplo, em um ataque do oponente você deve contra-atacar apenas se preservando, com movimentos que seguem o seu movimento do oponente, sem esforço, utilizando uma reação comum, apenas para conter os ataques que são disparados contra você.

Para quem se interessou pelo real significado de Yin Yang e o motivo dele ser símbolo do Kung Fu, pode se iniciar na prática desta linda arte marcial. Mas para que esses princípios sejam passados com fidelidade, escolher uma instituição séria para o aprendizado do Kung Fu é de extrema relevância. Por isso fica o convite para conhecer a escola de Kung Fu Lung Fu, localizada na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. Você pode agendar uma aula experimental gratuita para conhecer mais sobre a prática, a estrutura e tirar dúvidas.

Categorias: Curiosidades

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.