fbpx

Kung Fu Arte Marcial: Conheça tudo sobre essa arte marcial milenar

Kung Fu Arte Marcial: Conheça tudo sobre essa arte marcial milenar
CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 90

O Kung Fu é um nome que chama atenção de todo amante de arte marciais no mundo. Seus conceitos, sua prática, seu estilo de vida, tudo isso faz com que essa arte marcial salte aos olhos de qualquer praticante de arte marcial.

Se você gosta da cultura oriental é praticamente impossível nunca ter se visto envolto de tudo que essa arte marcial nos cerca.

Mas você sabe qual a origem do Kung Fu? Como são suas aulas; como são chamados seus mestres, escolas e seus diferentes estilos?

Fique tranquilo. Nós preparamos um artigo completo para você, pronto para lhe tirar estas e todas suas outras dúvidas. Confira:


Kung Fu: origem

Além de ser considerada a arte marcial mais antiga de todas, o Kung Fu se originou na China, sendo seu registro mais antigo datado do ano de 2674 a.C. Seu surgimento derivou à partir da observação dos movimentos dos animais. Interessante, não?

Sua história possui diversos mistérios, alguma lendas e misturas de ficção e realidade. Seu aprimoramento e modificação aconteceu por causa das diversas mudanças entre as dinastias ao longo dos anos.

Vale lembrar que a sua estruturação depende muito destas dinastias também.

Após passar por todas as dinastias e ser modificado muitas vezes ao longo dos anos, o Kung Fu apresentou uma estrutura única, criando inúmeros estilos característicos desta arte marcial.


Estilos

Kati Kung Fu - Choy Lay Fut - Escola de Kung Fu Vila Leopoldina

Choy Lay Fut

Além de ser aclamado mundialmente e considerado o estilo de Kung Fu que obtém o maior arsenal e o mais variado conjunto de técnicas, seus estilo é também o mais versátil e o mais letal dentre todos os estilos presentes no Kung Fu.

Foi criado por Chan Heung que absorveu técnicas de combate dos estilos do Norte e do Sul.

A exceção dos kati de espada longa – que é tecnicamente mais simples que o de outras escolas – o Choy Lay Fut reúne formas e toi chas (lutas combinadas) de armas eficientes e complexas.

Demais estilos famosos

  • Estilo Águia – Este estilo se baseia nos movimentos águia. Ele é caracterizado pelo fortalecimento de todos os dedos: polegar, indicador, médio e anelar. Neste estilo a técnica predominante é a torção.
  • Estilo Dragão – Como o dragão é um ser considerado místico na cultura oriental, este estilo é baseado na técnica que remete a movimentos contínuos, longos e coerentes. Seus ataques mais comuns são com os joelhos, cotovelos, juntas e tornozelo.
  • Estilo Chin’Na – É um estilo em que seu conjunto de técnicas predomina a imobilização, prendendo o oponente. Algumas técnicas avançadas, conhecidas como Tsouh Guu, servem para deslocar ossos. Mas são técnicas muito avançadas e dificilmente você as verá aqui no Brasil.
  • Estilo Bêbado – É uma técnica muito avançada que demora anos para ser aperfeiçoada e poucas pessoas possuem o total domínio dela. Seu estilo se baseia em semi-chutes, voadoras e vários rolamentos. O praticante deste estilo deve ter uma flexibilidade e agilidade surreal, pois além de várias posições, ele precisa simular estar segurando um copo nas mãos.
  • Estilo Garça Branca – Um dos estilos mais conhecidos aqui no Brasil, ela combina chutes, ataques perigosos e torções em movimentos extremamente ágeis.
  •  Estilo Macaco – Este estilo é caracterizado por seus movimentos que imitam os dos macacos. Ele se baseia na força das pernas e nos saltos.
  • Estilo Shaolin do Norte – É considerado um dos estilos mais agressivos dentro de todas as práticas do Kung Fu. Sua característica principal são os chutes muito agressivos, altos e com muita agilidade e rapidez entre os movimentos.
  • Estilo Leopardo – Com movimentos rápidos, precisos e muito poderosos, este estilo costuma atacar com muita força os pontos vitais utilizando o punho como seu principal “instrumento”. Além de fortes, eles são muito parecidos com uma machadada.

Existem ainda os estilos: Choy Lay Fut, Wing Tsun, Fei Hok Phai, Serpente Divina, Hung Gar, Louva a Deus, Shuai Chiao, Lo han e Wu Shu.

No Kung Fu Arte Marcial, podem ser utilizadas armas, que normalmente só podem ser usadas por aqueles que já apresentam uma boa agilidade com as mãos. São inúmeras armas, destacando-se:

  • Facão
  • San Tié Kan (três cabos ligados por correntes)
  • Espada Imperial (reta)
  • Bastão
  • Lança

A prática busca desenvolver os reflexos, tornando-os cada vez mais rápidos, o equilibro, a consciência mental e física para a defesa pessoal e a coordenação.

Uma das celebridades mais importantes do Kung Fu, a nível mundial foi o produtor e ator de cinema Bruce Lee.


Agora você já sabe o que é o Kung Fu Arte Marcial e quais suas benesses para qualquer estilo de vida. Além de seu alto nível de autoconhecimento, o Kung Fu é muito mais que apenas uma arte marcial.

Ela agrega muitas características da milenar cultura oriental, trazendo seu estilo ao ocidente, angariando fãs e adeptos ao redor mundo.

Entrem em contato conosco através dos nossos meios de comunicação e venha conhecer pessoalmente o estilo de Kung Fu que a escola leciona: o Choy Lay Fut.

A Escola de Kung Fu Lung Fu agradece a sua visita! Até a próxima!