Contra o câncer de mama. Ajude a previnir! Outubro Rosa.
O mês de outubro é marcado pela cor rosa graças à campanha mundialmente conhecida como Outubro Rosa, criada para conscientização do autoexame e da mamografia. Muitas pessoas se mobilizam neste mês para divulgar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama que acomete homens e mulheres em todo o mundo, porém mais frequente em mulheres.
O mês e a cor do Outubro Rosa foram escolhidos quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou e distribuiu um laço rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura realizada em Nova York, no ano de 1990, e desde esta data é promovida anualmente.
Com o passar dos anos, o movimento tomou forças com intuito de alertar todo o mundo e estimular a participação da população, empresas e entidades na causa. A cor rosa é divulgada durante todo o mês de outubro nas campanhas de várias marcas, iluminações de monumentos, empresas e todos os tipos prédios ao redor do mundo, em roupas, objetos e acessórios.
Além de todos os benefícios já conhecidos, a prática de Kung Fu pode ser uma arma poderosa de prevenção e auxiliar no tratamento do câncer de mama. Agende agora mesmo uma aula experimental na Escola de Kung Fu Lung Fu da Vila Leopoldina.
Para prevenção do câncer de mama recomenda-se o autoexame frequentemente, feito pelo próprio indivíduo tocando suas mamas e reparando se há alterações ou corpos estranhos. Já em mulheres após o período menstrual, recomenda-se ultrassonografia das mamas anualmente junto com os demais exames ginecológicos de rotina. Nas mulheres acima dos 40 anos, o ideal é realizar a mamografia 1 vez ao ano. E, dos 50 aos 69 anos, o recomendável é repetir a mamografia a cada 2 anos.
Como o Kung Fu pode prevenir e auxiliar no tratamento do câncer de mama?
Além dos exames convencionais, a atividade física também é muito importante tanto na prevenção do câncer de mama, como auxiliar no tratamento. Prova disto, foi um estudo divulgado pelo Instituto Vencer o Câncer, que reuniu em uma pesquisa 337 pacientes com diagnóstico de câncer de mama. Elas moravam tanto em áreas urbanas quanto em áreas rurais. Foram divididas em 2 grupos: um deles seguia tratamentos oncológicos recomendados pelo médico e outro, além do tratamento recomendado, também praticavam exercícios físicos. O resultado deste estudo que durou 8 anos demonstrou que houve 11% de mortes entre o grupo de mulheres que sedentárias que seguiram apenas o tratamento oncológico e 5% de mortes no grupo que aliou a prática de atividades ao tratamento.
Desta forma, o Kung Fu, como uma atividade benéfica aos seus praticantes também pode auxiliar na prevenção e combate ao câncer de mama. Mulheres que lutam Kung Fu cuidam de seu corpo e alma de maneira completa, pois é uma atividade que prega o equilíbrio entre ambos. Escola de Kung Fu Lung Fu apoia o Outubro Rosa e preza pela saúde de suas alunas. Venha conhecer a instituição, agendando uma aula experimental gratuita de Kung Fu para mulheres. A escola possui fácil acesso na Vila Leopoldina, zona Oeste de São Paulo.
Contra o câncer de mama. Ajude a previnir! Outubro Rosa.