fbpx

Simbologia Chinesa: fique por dentro dos seus principais significados

Simbologia Chinesa: fique por dentro dos seus principais significados

A cultura chinesa vem ganhando cada vez mais adeptos no ocidente. Seja por suas características milenares, pela própria simbologia chinesa ou pelo seu estilo de vida mais voltado à saúde e ao bem estar, a verdade é uma só: a China está tomando o seu espaço no mundo.

Já não bastasse a economia bastante voltada à mão de obra chinesa, diariamente somos pegos de surpresa quando nos deparamos com algum símbolo oriental que não soubemos como identificar.

“É japonês, coreano, chines ou tailandês?”

Bom, para tirar essa dúvida, e explicar um pouco melhor qual o significado de muitos dos seus símbolos, a Escola de Kung Fu Lung Fu preparou um material repleto de informações que vão te ajudar a não identificar esses símbolos e descobrir como muitos deles surgiram.


Saiba como decifrar alguns ideogramas chineses

Sim, muitos dos símbolos que você vê por aí são ideogramas chineses — ou melhor, são são conhecidos como 汉字 hànzì.

Antes de mais nada, você precisa saber que os ideoagramas chineses não trazem consigo o mesmo significado e elaboração que as línguas ocidentais. Por ser um idioma pictográfico, precisamos de um pouco de imaginação e contextualização para compreender uma determinada palavra.

Vamos utilizar um exemplo dado pelo Clube do Chinês:

Como você pode ver na imagem acima, a palavra mulher é representada pelo ideograma . Ideograma este que sofreu várias mutações conforme o tempo, mas não perdeu o seu significado.

Agora, se utilizarmos este ideograma mais o ideograma 宀 que significa teto, qual palavra teremos?

Bom, para isso devemos voltar milênios atrás e pensar como as pessoas viviam naquela época.

Como bem sabemos, por muitos séculos as mulheres foram responsáveis por cuidar da casa, pela segurança e tranquilidade do lar.

Portanto, juntando o ideograma 宀 teto mais o ideograma 女 mulher, teremos a palavra segurança!

E isso segue em várias outras palavras no ideograma chinês.

Vamos ver agora os mais conhecidos — ou os mais vistos — aqui pelo ocidente!


Simbologia chinesa: conheça os símbolos mais famosos!

Yin-Yang

Este não podia faltar. Aquele que foi o símbolo chinês mais tatuado no final dos anos 90 e início dos anos 2000 e talvez o mais famoso de todos estes da simbologia chinesa.

Uma coisa é certa: além de ser o mais famoso por aqui, ele também é um dos mais importantes para a cultura chinesa.

I Ching foi o gênio que descobriu que toda energia no universo existe como duas forças, uma positiva e outra negativa. 

Quando uma dessas forças fica muito forte, outra força de sentido oposto aparece. Este princípio é o mais significativo na filosofia tradicional chinesa e é representado pela escuridão e pela luz, dando assim o significado de Yin Yang.

Dito de outra maneira, o Yin Yang é o princípio das dualidades presentes na natureza, onde o positivo não vive sem o negativo e vice e versa. Ambos necessitam um do outro para existir.

Para os chineses, o mundo é feito dessas forças opostas, e encontrar um equilíbrio entre elas é crucial. A filosofia acredita que quanto mais yin, menos yang; quanto mais yang, menos yin.

Em outras palavras, para ser física e mentalmente saudável, você deve encontrar o meio termo entre yin e yang.


Pagode

Nada semelhante com o pagode brasileiro, os pagodes chineses são um estilo arquitetônico único que simboliza os diferentes níveis do céu e os estágios da iluminação.

Esses pagodes apareceram pela primeira vez na Índia e receberam o nome de stupas.

Os pagodes chineses costumam ter sete ou nove telhados, mas dependendo da sua região na China, você pode encontrar prédios com mais ou menos andares.

Há mais de 1500 anos os Pagodes ou pagodas são construídos em diferentes formatos e alturas variadas. Os materiais utilizados são madeira, tijolos, cerâmica, ferro, ouro ou pedra. Os pagodes são mais altos que os originais Stupas. 

Eles podem ser redondos, quadrados, hexagonais ou octogonais. Geralmente possuem andares com números ímpares, pois de acordo com a filosofia chinesa, estes são números masculinos e auspiciosos.


Lanterna chinesa

A lanterna vermelha é um símbolo típico da cultura oriental e também está relacionada à cultura japonesa.

As lanternas são feitas dos mais diversos materiais (bambu, papel, tecido), muitas vezes com borlas, sendo usadas para atrair prosperidade, bonança, riqueza, abundância e esperança.

Foi criada com uma motivação prática: o papel da lanterna ajuda a proteger o fogo do vento para que não se apague, e é também uma forma de espalhar a luz.

Lanternas estão penduradas nas portas de propriedades particulares e em vias públicas, especialmente em frente a prédios importantes.

O Festival das Lanternas continua na China até hoje:



Agora que você já sabe o real significado por trás de vários símbolos chineses presentes aqui no ocidente, venha conhecer pessoalmente os benefícios do Kung Fu para a sua qualidade de vida.

Entre em contato com a Escola de Kung Fu Lung Fu e agende agora mesmo uma aula experimental aqui na Vila Leopoldina!

Agradecemos a sua visita! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *