Envelhecer com saúde é um dos maiores desejos da população mundial atualmente. Não é atoa que o número de pessoas praticantes de atividades físicas e em busca de uma alimentação saudável cresce a cada dia. (arte marcial depois de “velho”)
Tal fato é perceptível pelos parques cada vez mais cheios, academias sendo abertas e ampliando sua oferta de aulas, gôndolas de alimentos saudáveis em supermercados, lojas de produtos naturais entre outros.
Enfim, a longevidade com saúde é algo que o ser humano da contemporaneidade busca e está alcançando, visto que a expectativa de vida humana também está sempre em ascensão. Não é atoa que a fase das idades mais avançadas têm sido chamada de Melhor Idade, pois chegando nela com disposição e saúde podemos realizar muitos desejos que não nos foram permitidos quando jovens.
Mas e os idosos atuais? Será que seria viável iniciar uma atividade física nesta altura da vida?
A resposta é que nunca é tarde para melhorar de vida. De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: “[…] nunca é tarde para se iniciar um programa de exercícios físicos […]”. É claro que a orientação médica e de um profissional de educação física neste caso é indispensável para saber o que pode ser feito, se há limitações e como se deve iniciar.
Entre os esportes, as artes marciais são as atividades físicas mais indicadas aos idosos, pois seus benefícios vão muito além do aprimoramento físico.
Em relação às artes marciais indicadas para esse público mais “velho”, o Kung Fu é uma excelente opção. Neste artigo destacamos o porquê de se praticar uma arte marcial na melhor idade.
Se você se interessou em praticar artes marciais para idosos, a Escola de Kung Fu Lung Fu, na Vila Leopoldina, oferece a você a oportunidade de agendar uma aula experimental para você conhecer a estrutura, professores e prática do Kung Fu mais de perto.
Por que praticar Kung Fu para idosos?
É muito comum pessoas de idades avançadas caírem, se machucarem e isto se tornar uma sequela para o resto da vida, não é mesmo? Isso acontece porque os reflexos e respostas motoras diminuem com o passar dos anos em humanos.
O treinamento de Kung Fu melhora o reflexo e a coordenação motora do indivíduo, assim como desenvolve o tônus muscular, independente de sua idade. Além disso, o saber cair é ensinado aos praticantes, assim, idosos que praticam o Kung Fu correm menos riscos de se lesionar em uma queda.
O Kung Fu também proporciona outros benefícios ao idoso, confira:
Previne e auxilia na cura da depressão: assim como qualquer atividade física, praticar Kung Fu na melhor idade faz com que os hormônios da serotonina sejam ativados e provoquem o bem estar do praticante. Além disso, na academia de Kung Fu onde a aula é dedicada aos idosos, esta pessoa terá contato com outras da mesma idade onde nascerão amizades respeitosas que deixarão os dias mais felizes.
Melhora da memória e concentração: devido às regras, filosofia e movimentos desta arte milenar chinesa, o praticante consegue melhorar nestes aspectos.
Autoconfiança: o idoso que pratica Kung Fu torna-se mais autoconfiante pelo fato de melhorar seu corpo e mente, adquirindo novas habilidades. Agora que você já sabe o porquê de praticar arte marciais na melhor idade, que tal agendar uma aula experimental de Kung Fu para idosos na Escola Lung Fu. Localizada na zona oeste de São Paulo, você pode praticar Kung Fu na Vila Leopoldina com os melhores mestres capacitados a trabalhar com as mais diversas faixas etárias. (arte marcial depois de “velho”)