Infelizmente, os casos de abuso contra mulheres crescem a cada dia no Brasil. O Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgou no último dia 08 de março de 2019 (Dia Internacional da Mulher), dados que comprovam essa atrocidade: casos de feminicídio, violência contra a mulher e buscas por medidas protetivas aumentaram significativamente no ano passado em relação à 2017.
Tais dados são assustadores e alarmantes. No ano de 2018 tivemos: 4.461 processos de feminicídio em andamento, mais de 1 milhão de casos de violência contra mulheres e 339.000 ações de medidas protetivas. O que comprova que mesmo estes atos criminosos ganhando penas mais duras após o sancionamento da Lei Maria da Penha, em 2006, os casos continuam aumentando.
Num mundo ideal, nenhum tipo de violência existiria, mas como não vivemos neste mundo, devemos lutar diariamente para nos protegermos.
Pela natureza forte, independente, autoconfiante e empoderada das mulheres dos dias atuais, essa triste realidade as têm levado a buscar pela autoproteção, que pode ser adquirida com técnicas de autodefesa.
Quando as mulheres começam a treinar, percebem que os benefícios da defesa pessoal vão muito além de saber defender-se em casos de perigos, apaixonando-se pela modalidade e desejando aprimorar suas técnicas, tornando-se praticantes ativas das artes marciais.
Em especial, o Kung Fu, uma arte marcial milenar chinesa, tem chamado muito a atenção feminina por sua essência e filosofia. Com isso, as academias de Kung Fu buscam especializar-se e oferecer aulas de defesa pessoal para mulheres.
Quer saber mais sobre aulas de Kung Fu como defesa pessoal? A Escola de Kung Fu Lung Fu oferece à você, uma aula experimental de autodefesa para mulheres. Agende a sua!
Confira no próximo tópico deste artigo os principais benefícios da prática da autodefesa para mulheres:
Benefícios da autodefesa para mulheres para o corpo e para a mente
A prática da defesa pessoal, falando especificamente em aprimoramento das técnicas de Kung Fu, trazem diversos benefícios para o corpo e mente:
Entre os benefícios do Kung Fu para o corpo, estão:
Fortalecimento de ossos e articulações – desenvolve e mantém a densidade óssea em excelentes níveis e controla o nível de impacto das articulações.
Emagrecimento – aliada à alimentação saudável, a prática da defesa pessoal com técnicas de Kung Fu potencializa o emagrecimento devido ao seu gasto calórico.
Saúde física – Os estímulos que os movimentos dão ao corpo promovem o ganho de massa muscular, portanto, a força é aumentada trazendo também ganho de resistência, melhora na coordenação motora, fortalecimento do coração que controla a pressão arterial e melhora dos índices de colesterol.
Flexibilidade – devido movimentos de alongamento e equilíbrio, o corpo da praticante ganha mais flexibilidade.
As artes marciais em
geral, trazem consigo além do estímulo físico, também filosofia e cultura que
foram desenvolvidas em anos de história, especificamente, o Kung Fu, em mais de
mil anos de existência. Toda essa bagagem cultural e filosófica, proporcionam
benefícios à saúde mental, tais como:
Raciocínio lógico – a praticante de
defesa pessoal para mulheres estimula seu raciocínio lógico, pois deve agir
logicamente prevendo golpes adversários.
Concentração e reflexo – para prever movimentos de ataque e realizar movimentos de defesa é necessário o desenvolvimento da concentração e reflexo.
Controle das emoções – durante uma luta é necessário que as emoções estejam controladas para possibilitar o raciocínio e a concentração para poder defender-se.
Serenidade – é alcançada pelo controle das emoções.
Autoconhecimento – com o estímulo corporal e cerebral que as artes marciais trazem, passamos a nos conhecer melhor: tanto na maneira de pensar quanto descobrimento do próprio corpo.
Para desfrutar de todos os benefícios do Kung Fu com técnicas de autodefesa, conheça a Escola de Kung Fu Lung Fu, na Vila Leopoldina, zona Oeste de São Paulo. Agende sua aula experimental de Kung Fu e apaixone-se por essa arte marcial.
Dicas de segurança e autodefesa para mulheres
Percebemos que a prática da defesa pessoal traz diversos benefícios à saúde física e mental. Agora falaremos sobre algumas dicas de segurança e autodefesa para mulheres que podem ser aplicadas no dia-a-dia como forma de prevenção à ataques inesperados. Começamos listando dicas de segurança e posteriormente alguns golpes de fácil execução, mas que podem salvar vidas. Vejam:
Observação do que ocorre ao redor – ao sair ou chegar em casa, ou a qualquer outro local, procure observar ao seu redor, prestando atenção aos detalhes. Caso algo esteja suspeito, permaneça onde estiver e busque por ajuda. Se estiver chegando em casa, não entre, continue andando e busque por um local movimentado.
Cuidados nas ruas – ao andar pelas ruas, nunca demonstre desatenção. Evite mexer no celular ou deixa-lo a vista (isto serve para qualquer item de valor), não abra carteira para fazer pagamentos e segure firme sua bolsa. Se alguém estiver vindo em sua direção, não tenha medo de encará-lo: pessoas mal-intencionadas temem ser reconhecidas após cometer um ato criminoso.
Na direção de veículos – antes de entrar em seu carro, observe a movimentação ao redor. Não vá até ele se perceber algo suspeito. Ao entrar no veículo não perca tempo: dê partida e siga.
Se possível, prefira andar com vidros fechados e não fale com estranhos. Guarde suas coisas dentro do porta-malas ou porta-luvas.
Em relação aos golpes de Kung Fu para autodefesa, o ideal é que você se matricule em aulas de defesa pessoal para mulheres, para que crie habilidades precisas e saiba como usá-los nas diversas situações.
Aprenda Kung Fu (autodefesa para mulheres) na Lung Fu, a academia de Kung Fu na Vila Leopoldina.
Mas mesmo com a recomendação de que pratique esta arte marcial em uma escola de Kung Fu, listamos dicas de movimentos simples que podem te ajudar em momentos de perigo:
Não puxe seu braço – quando alguém te segura pelo braço, a primeira reação é querer puxá-lo para direção contrária, ou seja, o criminoso já espera que você reaja desta forma. Ao invés disto, procure chegar perto do indivíduo e torcer seu braço para escapar. Ou ainda, faça força para derrubá-lo.
Atinja pontos mais sensíveis – procure se defender atingindo com soco ou chutes pontos mais sensíveis do agressor como olhos, nariz, virilha, panturrilha. A dor pode enfraquecê-lo e você terá oportunidade de fugir.
Atinja o adversário com cotovelo ou joelho – estes membros são estruturas fortes e rígidas do seu corpo. Em geral, o agressor só consegue imobilizar um deles. Em qualquer oportunidade os utilize.
Correr é uma das dicas mais importantes. Ao se livrar do criminoso corra o mais rápido possível para longe do ambiente em que estiver para um local com movimento e grite pedindo socorro.
Conheça a Escola de Kung Fu Lung Fu
Você se interessou em ter aulas de Kung Fu ou autodefesa para mulheres? Então venha conhecer a Escola Lung Fu que fica localizada na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, uma das mais conceituadas academias de Kung Fu do Brasil. Aprenda técnicas e filosofia desta arte milenar.